dezembro 14, 2021
Lucia Albuquerque | Terapeuta Floral
Lucia Albuquerque Terapeuta Floral.
Sou graduada na área de tecnologia e trabalhei por muitos anos com os computadores. Adoeci muitas vezes em função do trabalho, esgotamento, madrugadas implantando sistemas até o momento em que percebi o quanto tudo aquilo estava me fazendo sofrer. Fui intimada pela minha família a buscar uma nova profissão. Foi então que tomei a decisão de largar tudo e estudar assuntos dos quais sempre tive interesse. Estudei paisagismo, design de interiores até o dia em que uma grande amiga me deu um livro chamado “Coletânea de Escritos do Dr. Bach”. Esta leitura foi o ponto de virada da minha vida e fez descobrir minha verdadeira missão, ajudar as pessoas a amenizarem seus sofrimentos emocionais e sentimentais através da terapia floral.
A partir daí fiz a formação nos Florais de Bach e tive a oportunidade de realizar uma viagem de estudos na Inglaterra seguindo os passos do Dr. Bach, conhecendo onde se formou e trabalhou, sua casa, caminhando na natureza onde encontrou as plantas das quais fez os florais, enfim me preenchendo cada vez mais de ensinamentos e realização.
Estudei vários outros sistemas florais como Califórnia, Alaska, Bush Australiano, Florais do Deserto, Florais de Saint Germain, Florais de Minas, Araretâma e fiz Especialização em Terapia Floral pela Universidade Anhembi Morumbi. Me tornei facilitadora dos Florais de Bach Healingherbs e professora credenciada dos Florais de Minas.
Tendo como objetivo ajudar as pessoas com os florais, ingressei como voluntária na ONG “Gotas de Flor com Amor” fazendo atendimentos de Terapia Floral para crianças que vivem em situação de vulnerabilidade, onde estou até hoje.
Nessa jornada dos florais fui apresentada ao Grupo de Estudos das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Escola de Enfermagem da USP. Nunca havia feito pesquisas mas entendi que seria uma grande oportunidade de mais aprendizado e de poder ajudar a comprovar a eficácia dos florais, mais uma missão. Realizei minha primeira pesquisa usando os florais para ajudar nos medos e traumas das crianças que faço atendimento na ONG. Iniciei também atendimentos com florais para os estudantes e funcionários da EE no ambulatório de práticas complementares da própria instituição e em Setembro/2021 finalizei meu Mestrado nesta mesma instituição usando florais para o estresse do estudante de enfermagem.