Close

julho 21, 2022

Brasil vive segunda pandemia: desta vez não é Covid, mas da saúde mental

Vários estudos mostram que o Brasil, atualmente, está vivendo uma segunda pandemia só que agora referente a saúde mental. O país adoeceu e o número de pessoas deprimidas e ansiosas infelizmente só cresce!

Uma pesquisa realizada pela UNICAMP em conjunto com outras Universidades analisou 45.161 pessoas de diversas regiões do Brasil e concluiu que durante o período da pandemia 40% dos brasileiros sentiram-se muito ou sempre tristes. Deste total, os adultos jovens (entre 18 e 29 anos), mulheres e pessoas com prévio diagnóstico de depressão foram os mais afetados. O estudo mostra ainda que ao se comparar os idosos com os adultos jovens, estes últimos tiveram uma prevalência de sintomas negativos superior ao observado nos idosos (1).

Refletindo um pouco sobre estes dados podemos ver que a pandemia trouxe muitas angústias e reflexos que permanecem até hoje como: medos, isolamento gerando falta de convívio social, problemas econômicos, incerteza sobre o futuro profissional, a enxurrada de notícias no dia a dia, convívios familiares conflitantes, resignação, entre outros.

É extremamente importante estar atento com você mesmo e com pessoas próximas buscando a ajuda de um profissional sempre que necessário. Podemos também contar com o apoio dos florais pois podem trazer um grande suporte.

Podemos pensar em essências florais para ajudar a resgatar o otimismo, a força de vontade e determinação para lutar e acreditar na vida. Voltar a ter estímulo e força para sair do lugar comum, tentar novamente e acreditar que muito ainda pode ser feito por você. Neste momento o que mais importa é sair da escuridão e deixar que a luz volte a ocupar espaço em sua vida.

Como já disse Dr. Bach: “Há motivos de sobra para ter esperança tanto de melhora quanto de recuperação. Ninguém jamais deve perder a esperança de ficar bem”.

Conte com a ajuda e suporte dos florais.

Referência:
1. https://doi.org/10.1590/S1679-49742020000400018

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *